Blog

CONHECE-TE A TI MESMO

Segunda-feira, 28/10/2019



por Weliton Magela e Joana Sobreiro


Chega-nos aos dias de hoje este ensinamento do antigo mundo grego: "Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os Deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em nenhum outro lugar", palavras que podem ser lidas na entrada do Oráculo do Delfos, dedicado a Apolo na Grécia.

É com esse pensamento socrático que falamos de autoconhecimento, conhecer a si próprio é condição para criar uma vida mais equilibrada, mais consciente, autêntica e feliz.

Todos os dias nos deslocamos no mundo, escolhendo nossos ambientes, escolhendo com quem queremos estar, cumprindo nossas rotinas de trabalho, familiares e todas as outras com que preenchemos os restantes espaços de tempo. Agimos diariamente umas vezes mais conscientes de nossas ações e comportamentos, outras vezes nem tanto, mas permanentemente interagindo com esses lugares por onde passamos e/ou permanecemos. Definimos estratégias de como melhorar nossas ações, de como fazer de forma diferente, de como adequar o mundo para facilitar nosso movimento. Tudo ocorre de forma tão sistemática que daria para fazer registros de vídeo ou fotográficos de nossa "existência” no mundo.

Será que estamos fazendo uma história que vale a pena ser vista? Ou precisamos mergulhar um pouco mais fundo? Questionando nossa existência e levando a ela mais significado. CONHECE-TE A TI MESMO, acontece quando tomamos consciência da forma como estamos fazendo acontecer o mundo, e levamos a ele nossas motivações individuais, o porquê de nos estarmos movendo no mundo, ocorre quando reconhecemos aquilo que acreditamos sobre nós, sobre os outros e sobre a vida, quando abrimos as possibilidades dessa existência e nos permitimos. Tudo isso é possível quando nos encontramos a nós mesmo, quando criamos a nossa metáfora individual que desenha o "quem sou eu”, é quando nosso nível de autoconhecimento nos permite definir nossa missão, e a partir desse eu-essencial projetamos uma visão do todo que está para além do mundo porque o abraça.

É com esse abraço ao mundo e a esse todo que cada um de nós reconhece como existente para além de si mesmo, que construímos uma história de vida que vale a pena ser assistida, vivida, recordada e sobretudo compartilhada com as pessoas em nossa volta.

O que acabamos de fazer, foi uma viagem pelo modelo dos níveis neurológicos da PNL, o modelo que nos permite sistematizar e compreender a nossa estrutura do mais consciente ao mais inconsciente, mas sobretudo, nos dá a possibilidade que aprofundarmos nosso autoconhecimento, e trazermos nosso Ser mais completo para o mundo. É quando resgatamos essa nossa parte central que nossas habilidades e capacidades se reorganizam, mudando a forma como agimos no mundo, e dessa forma tornando nossos ambientes propícios à manifestação de nossos sonhos e propósitos.

Traga o significado ultimo de sua vida para o seu ambiente, toque as pessoas com sua essência, escute sua voz interior que segreda o porquê de sua presença no mundo, seja uma dádiva para um mundo melhor. Se observe, se escute no silêncio, quando o burburinho de sua mente se cala, é nesse lugar que estão os segredos dos Deuses e do universo, é dentro de você que está aquilo que você procura, é a partir do seu centro que você pode viver uma vida mais completa, mais autêntica e mais feliz.


27 3264-3594

elo@institutoelo.com.br

siga-nos

Todos os direitos reservados.