Blog

Mente positiva x Mente poderosa

Quarta-feira, 25/3/2020



por Weliton Magela e Joana Sobreiro

Qual a sua atitude na vida e como você pensa diante de uma dificuldade? Independentemente das circunstancias ambientais, sociais, físicas ou emocionais a sua atitude é uma decisão. 

A vida permanentemente nos brinda com diferentes instantes e experiências, em alguns deles podemos nos deparar com vivências mais difíceis e complicadas, e a mente que precisamos ter nesses momentos é uma mente PODEROSA.

A diferença da mente poderosa para a mente positiva, é que a mente positiva nega as dificuldades dizendo que tudo vai melhorar. A mente poderosa não, a mente poderosa reconhece e aceita a dificuldade.

Onde está a diferença? Na atitude, que se define pela forma com olhamos e vivemos a vida. A atitude com que encaramos os acontecimentos é fundamental, pois ela é reguladora dos nossos comportamentos, determina o que fazemos perante esses mesmos acontecimentos, e é ela, mais que qualquer outra coisa, que determina um resultado bem sucedido.

Viva o presente, acolhendo as circunstâncias que lhe são apresentadas. No momento em que aceitamos o que está acontecendo, novas idéias surgem. Se há algo presente numa mente poderosa, é a aceitação, o acolhimento das circunstâncias mesmo que difíceis. E é no momento em que perante uma dificuldade, aceitamos o momento presente como ele é, algo em nós se transforma e encontramos uma nova dimensão mais criativa dentro de nós.

Na programação neurolinguística falamos de "Causa e Efeito” – o que esse principio procura transmitir ou questionar, é a forma como estamos na vida e como interagimos com aquilo que nos rodeia. Quanto do que acontece em sua vida depende de si? O que faz para lidar com as circunstâncias mais desafiantes?

Julian Rotter descreveu o conceito de "locus de controle” e como este pode encontrar-se interno ou externo ao individuo. Ou seja, estar em "efeito” ou "locus de controle externo” tem por base a atitude de que tudo nos acontece, e assim nos entregamos ao sabor de algo que não nós próprios. Essa é uma atitude mental, onde nenhum evento é controlado por nós, e poderá ser fruto do acaso, assim como o pensamento positivo de que tudo vai melhorar.

Estar em "causa” ou "locus de controle interno” é precisamente a atitude mental inversa. Assenta na convicção de que mesmo que não tenhamos controle sobre os eventos externos, o que de fato importa é a forma como escolho reagir a esses mesmos eventos. Essa é a atitude mental de quem assume o papel de escrever a história da sua vida e não de alguém que está na platéia esperando um final feliz.

É aqui que reside a mente poderosa, essa mente que observa e reconhece o que está acontecendo, e quando o que está acontecendo é difícil, ela sabe que está difícil, e é acolhendo essa dificuldade que ela procura encontrar caminhos. Que novos caminhos preciso fazer para sair dessa dificuldade? São pessoas que assumem a responsabilidade de encontrar e criar soluções para as coisas. 

É por isso que é melhor ter mente poderosa do que mente positiva. Opte por uma mente poderosa e ela vai-te ensinar a buscar saídas para aquilo que você está vivendo agora, ao invés de transferir a culpa para os outros, assuma a responsabilidade de criar soluções, novas possibilidades e alternativas e identificar oportunidades e outras saídas.


27 3264-3594

elo@institutoelo.com.br

siga-nos

Todos os direitos reservados.