Blog

GRATIDÃO

Segunda-feira, 6/4/2020



por Weliton Magela e Joana Sobreiro

"A gratidão não é somente a maior das virtudes, é a origem de todas as outras.” – Cícero

Vivenciar o estado ou sentimento de GRATIDÃO é tão poderoso que pode mudar toda sua energia e, ao deslocar sua atenção para tudo aquilo a que você é grato tem o poder de modificar a sua realidade e transformar a sua vida.

GRATIDÃO – o que você agradece? Sim! Pense nesse momento, aqui e agora e responda: a quê sou grato(a)? Só o fato de você se questionar já tem algo no seu cérebro que está mudando. Se pergunte de novo! Sempre tem algo para ser grato a cada momento – permita que as respostas surjam, e dê graças à vida, ao céu, a Deus, ao Universo, às pessoas que você conhece, que você ama, ao acaso... Agradeça por tudo aquilo que está acontecendo nesse momento, fale obrigado até pelas coisas que você já deu por adquiridas, sua casa, sua comida, sua cama, sua almofada confortável, não importa o que você esteja agradecendo, apenas faça esse exercício de trazer à consciência "objetos” de sua gratidão.

Você sabia que expressar gratidão interfere com os processo químicos cerebrais, e conseqüentemente pode mudar o seu cérebro?

Nos dias de hoje, as investigações conduzidas pela neurociência têm trazido importantes descobertas que dão suporte e justificativa científica para os fenômenos cerebrais da gratidão. Segundo os estudos de Alex Korb da Universidade da Califórnia, a gratidão interfere biologicamente com nosso cérebro, aumentando a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar físico e psicológico.

O sentimento ou estado de gratidão influencia os nossos estados de humor e ativa os circuitos neuronais da satisfação, liberando no corpo sensação de prazer – existem duas substância neuroquímica presentes neste processo chamadas dopamina e serotonina, entre outras funções, a dopamina é responsável pela sensação de prazer e recompensa, que é produzida sempre que criamos em nós a sensação de que algo bom aconteceu ou está acontecendo e, a serotonina é responsável pela regulação do humor e funções perceptivas e cognitivas.

Quando falamos em felicidade, escolher ser feliz aqui e agora, e que a felicidade não se encontra num ponto no futuro, mas que pode ser experimentada a cada momento do caminho em que trazemos a nós essa consciência, podemos então afirmar que estar presente e ser grato são "composto” da felicidade. 

Se você quer ser feliz, crie relacionamentos significativos em sua vida, mantenha a sua atenção no momento presente através de uma atitude de curiosidade e não julgamento e, fale obrigado, dê graças, expresse gratidão. 

A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã.

Seja grato!!!


27 3264-3594

elo@institutoelo.com.br

siga-nos

Todos os direitos reservados.